Laminação – Plastificadoras. Laminadoras e Termo laminadoras!

Olá arteiros da encadernação, hoje eu venho falar sobre uma ferramenta que tem sido muito utilizada para dar acabamento a nossas encadernações são as Laminadoras e Plastificadoras.

Porem antes de começar a falar sobre elas, precisamos entender o motivo pelo qual utilizamos elas em nossa.

Nossas capas muitas das vezes são encapadas com papeis fotográficos brilhosos ou fosco ( Glossy e Matte) esses papeis sofrem desbotamentos com efeito da claridade, tanto luz solar quanto luz artificial, para retardar o processo, utilizamos do processo de laminação  das capas, essas laminações podem ser feitas de forma Fria , ou de formas quentes, e ainda assim não é possível garantir 100% de não ocorrer a ação do desbotamento.

  • Laminações Frias são  realizadas de  duas formas ,  Manual ou com laminadoras frias e o material normalmente utilizado é o vinil adesivo transparente, ou  bopp adesivo, o vinil adesivo é muito conhecido, é o  material que utilizamos quando vamos  encapar os livros escolares, então esse processo também são feitos nos papeis antes de serem montadas as capas, já o Bopp Adesivo é um material que quase não vemos devido ao seu  alto custo.
  • Laminações Quentes são  as laminações que precisam de auxilio de uma laminadora ou plastificadora, e podem ser feitos com Polaseal , aquela plastificação de papelaria que usamos nos documentos e cardápios e com os  Bopps que são películas bem finas, esses que tem uma quantidade enorme de modelos diferentes, mais pra frente irei mostrar os modelos que já testei, e um acabamento mais refinado e profissional.

Hoje no mercado existem diversas marcas de Plastificadoras, laminadoras, termo laminadoras, você deve está pensando nossa quantos nomes, pois eh mais vou tentar explicar:

Plastificadoras/ laminadoras – São a mesma coisa, normalmente o termo usado é laminadora porém nos brasileiros acabamos por usar a opção de plastificadoras por conta do resultado final, essas são  para uso  exclusivos de polaseal, e seu  resultado  temos  um material plastificado com as bordas transparentes.

Existem marcas: aurora, menno, gazela, e varias outras no mercado livre, eu optei por usar todas da marca Gazela, além de nacional o suporte é impressionante, e eles tbm vendem bopp, polaseal, então centralizei tudo no mesmo lugar!

Termo laminadoras – São  as laminadoras  de rolos em silicone que são aquecidos por termostatos, que mantém o aquecimento padrão em todo o rolo e chegam a temperaturas mais altas, laminando tanto os rolos de bopps quantos os rolos ou  películas de Polaseal, outra vantagem é que com a termo é possível laminas dois lados do papel ao mesmo tempo caso vc precise, e assim ganhar mais tempo.

Dito tudo isso, nos deparamos com os custos, as termos tem  suas vantagens,  porem também possui um valor investimento alto, com valores a partindo de 2500,00. Já as Plastificadoras possuem um valor mais acessível para quem esta começando e na pratica não é feita para uso do  bopp.

Ah balela, papo furado – todo mundo usa o bopp na plastificadora e tal, tudo certo, sim, porque nos brasileiros somos o povo do jeitinho, e eu adoro  rsrsrs.

Quando comecei na encadernação em 2016 vi um vídeo no YouTube, onde o rapaz mostrava como ele usava o bopp nas plastificadoras,  e comecei a fazer e deu super certo, pegava o  rolo do bopp, cortava na medida da minha folhas, fazia um sanduíche com um protetor e passava na plastificadora,  porém a cada 10 laminações que eu fazia, perdia de 3 a 4 folhas porque o bopp enrugava, dava bolha, mais ainda era uma solução para usar um produo de melhor acabamento, na época eu  tinha uma laminadora importada igual essa da foto ai em baixo! Foi então que no ano de 2018 resolvi  que minhas perdas davam para pagar a termo laminadora rsrs, comprei o modelo de entrada da marca Gazela  – AC 20.35.45 que super me atende, e rápida, lamina ate a medida A3, porem me deparei  com uma situação que não tinha quando usava a plastificadora, os rolos de Bopp que são utilizados na termo e temos que trocar dependendo do acabamento, brilho, fosco, holográficos, texturizados etc… serio isso pode ser bem chato ainda mais quando se usa vários tipos de bopps diferentes, esse ano conversando com o vendedor da termo laminadora, o Guilherme, expliquei minhas necessidades ele me indicou uma plastificadora modelo AC 91.23.45,  também da marca Gazela, ela não é tão cara quanto as termos, nem tão baratinha quanto as laminadoras de marcas importadas, mais estou amando os resultados, porque quando preciso fazer capas com bopp diferente da bobina que esta na minha termo eu faço nela e ate agora não perdi nenhuma laminação, isso porque ela ter 4 rolos de silicone, onde dois são aquecidos outros dois para acabamento, normalmente as laminadora mais baratas, possuem apenas dois rolos e de plástico e somente um rolo o superior é aquecido.

Vou deixar fotos dos material citado a cima e um vídeo mostrando a plastificadora nova e como faço minha laminação com ela !

Laminando com a Plastificadora Gazela

One thought on “Laminação – Plastificadoras. Laminadoras e Termo laminadoras!

  1. jeane.mf says:

    Nossa me vi na sua história, estou com o mesmo problema, ontem laminei 8 capas e perdi 3. Do nada a folha enruga e acabo perdendo meu trabalho. Da vontade de jogar a laminadora fora, mas tudo é tão caro no mundo da encadernação.
    Estou usando a Mazzilli e BOPP. Comprei liso, holográfico e fosco, com o BOPP fosco não consigo laminar por nada nessa vida, sempre enruga, ou fica tipo a marca dos rolos. Tem alguma dica?

Deixe uma resposta

0

Your Cart